Brasil

Ser Vegano: tudo o que você precisa saber sobre Veganismo

Quantos veganos você conhece?

E vegetarianos?

Se a resposta para as duas perguntas foi zero, eu aposto que em breve você conhecerá (ou descobrirá) um amigo vegano ou vegetariano.

Está cada vez mais comum encontrarmos pessoas adeptas ao estilo de vida vegano — hoje em dia estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros sejam veganos.

Em 2012, o IBOPE apontou que cerca de 8% da população brasileira era adepta ao vegetarianismo. Se na época o número representava 15 milhões de vegetarianos no Brasil, hoje o grupo deve estar muito maior.

Mas o que significa ser vegano? Qual é a diferença para o vegetariano? Vegano come ovo? Quando surgiu esse movimento?!

Vamos com calma.

Nos próximos parágrafos você vai descobrir a resposta para essa e tantas outras perguntas sobre o movimento a respeito dos direitos animais e ambientais.

O que é ser vegano (vegan)?
Como isso tudo começou? Quem “inventou” essa ideologia?
Vegano ou vegetariano? Como eu sei quem é quem?
Os tipos de vegetarianos hoje em dia
Então… O que um vegano come? Existe churrasco vegano?!
18 fontes de proteínas para veganos e vegetarianos
6 receitas veganas para deixar qualquer um com água na boca
Como montar um cardápio (dieta) vegetariano ou vegano
É caro ser vegano?
Mapa vegano: onde estão os restaurantes vegetarianos
Moda vegana: 14 marcas de roupas livres do sofrimento animal
Fatos e números: a motivação vegana
Veganos famosos: quem são as celebridades que apoiam o veganismo?
5 influenciadores digitais veganos para seguir e acompanhar o movimento
27 documentários e filmes veganos: a maneira mais fácil de conhecer mais sobre o movimento
Quero virar vegano, e agora?

O que é ser vegano (vegan)?
Os veganos são pessoas que buscam acabar com todas as formas de exploração contra animais.

vegano
Portanto, o veganismo é um movimento que visa promover os direitos e o bem-estar dos animais. O boicote a práticas que ferem esses princípios é uma das principais ações dos veganos.

Mas não se deixe confundir. Existem muitos tipos de veganos, como os junk food vegans e os raw food vegans, por exemplo. O primeiro grupo consome pratos fritos, empanados ou elaborados com carne de soja, enquanto o segundo consome apenas comida crua.

Porém, uma coisa que une todos os veganos é a dieta estritamente à base de vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como carne, laticínios, ovos e mel. Ainda, os veganos também não consomem produtos como o couro e qualquer outro testado em animais.

Segundo The Vegan Society:

“O veganismo é uma filosofia de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais, para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade; e por extensão, promove o desenvolvimento e o uso de alternativas livres de abuso animal para o benefício humano, animal e ambiental. Em termos alimentares, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais.”

veganismo
Em outras palavras, o veganismo é o movimento que busca libertar animais em todas as frentes possíveis, não só de mercado e alimentação, mas também de trabalho forçado e entretenimento.

Como isso tudo começou? Quem “inventou” essa ideologia?
A Sociedade Vegana (The Vegan Society) foi criada há mais de 70 anos, mas o veganismo como prática existe há muito mais tempo. Segundo a própria Sociedade, existem evidências de pessoas escolhendo evitar produtos animais há 2.000 anos.

O filósofo Pitágoras, por exemplo, também era conhecido por promover benevolência entre todas as espécies e seguiu o que poderia ser descrito como uma dieta vegetariana. O próprio Buda (Siddhārtha Gautama) discutia dietas vegetarianas com seus seguidores.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Brasil