A importadora Porto a Porto ampliou seu portfólio com a chegada do vinho laranja espanhol 20.000 Léguas, produzido pela vinícola Domínio de Punctum. Localizada na região de Castilla-La Mancha, no coração da Espanha, a bodega é reconhecida pela produção de vinhos veganos e orgânicos.
O 20.000 Léguas é elaborado com as uvas brancas Sauvignon Blanc, Viogner, Chardonnay e Viura, mas se encaixa na categoria dos vinhos laranjas. Embora a definição não seja ideal, um vinho laranja nada mais é ¬do que um vinho branco produzido como vinho tinto.
Ou seja, durante o processo de vinificação, as cascas das uvas ficam em contato com o mosto por um tempo maior – dias, semanas ou até mesmo meses. Além da cor que fica mais alaranjada, o processo dá vida a bebidas com nariz e boca mais intensos e, às vezes, taninos mais marcantes.
O vinho laranja 20.000 léguas Domínio de Punctum é uma homenagem ao romance de ficção científica “20.000 léguas submarinas”, de Júlio Verne. Essa obra inspirou a vinícola a criar um vinho acessível e bem equilibrado.
Produzido com uvas orgânicas e vegano (sem substâncias animais nos processos de filtragem e clarificação), este rótulo é o companheiro perfeito para diversas comidas, em especial sushi, peixes, frango com curry e queijos moles.
No nariz, apresenta aromas de frutas tropicais, avelã, maçã e casca de laranja. Em boca, é equilibrado, com taninos aveludados e boa acidez. A graduação alcoólica é de 13% e a temperatura ideal de serviço é de 10º a 12ºC.