Receitas

CONHECENDO A IDEOLOGIA DO VEGANISMO

Ser vegano não é simplesmente seguir um tipo de dieta, mas mudar totalmente o estilo de vida, excluindo todo e qualquer elemento em que se utilize exploração animal, seja em relação à alimentação, às roupas, aos acessórios, cosméticos e outros.

Ao adotar essa ideologia de vida por motivos éticos, ambientais ou de saúde, a pessoa se torna mais consciente e inteirada de tudo aquilo que consome. O vegano é uma pessoa vegetariana estrita que decidiu tirar outros elementos de exploração animal da sua vida, como não usar couro em suas vestimentas, não consumir mel e produtos testados em animais.

Esse é um movimento que vem crescendo muito a cada ano, principalmente em meios urbanos, onde se torna mais popular. De acordo com a pesquisa Ibope 2019, a sociedade vegetariana representa cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil.

Em geral, veganos são pessoas pacíficas e politizadas, pois defendem muito os Direitos Humanos, assim como defendem os Direitos Animais. Creem que, como os direitos animais são uma evolução dos direitos humanos, um vegano não deve ser racista, machista, xenofóbico ou homofóbico.

Como disse o próprio Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan em setembro de 2019: “O veganismo não tem a ver com comida”.

A vegana e estudante de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rafaela Silveira, nos contou que decidiu se tornar vegetariana aos 17 anos por motivos éticos. Após um ano vivendo essa nova dieta, já estando na universidade, participou de uma palestra sobre veganismo com uma nutricionista e decidiu adotar essa ideologia a partir do dia seguinte.

Ela relata que achava o estilo de vida vegano muito difícil até tentar de fato ser uma. Isso foi desmistificado para a jovem, sendo na verdade algo que a faz se sentir bem, completa e sem culpa dos seus hábitos. Afirma que sua escolha a deixou mais inteirada de tudo o que consome. Aprendeu a ler os rótulos dos produtos, procurando elementos de origem animal e conhecendo as marcas que apoiam o veganismo também.

Afirmou ser muito privilegiada por ter feito essa escolha tão cedo na sua vida e por seu meio social, como sua família e amigos, serem grandes apoiadores e simpatizantes da sua ideologia e sempre topam provar e estar no meio vegano com ela.

Sua única crítica foi em relação à sociedade, que rotula e opina sobre o veganismo como algo ruim: “Antes ninguém se importava com a minha saúde, até eu parar de ingerir produtos de origem animal, e agora todo mundo entende sobre saúde, sobre o meu corpo e o que eu devo comer ou não”.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Receitas