Você está pensando em se tornar um empreendedor de sucesso, mas ainda não sabe por onde começar? Giovani Dadalt Crespani, sócio do Grupo CPN, acredita que uma das maneiras de começar a trilhar esse caminho, é conhecendo as principais possibilidades que estão disponíveis no mercado. Então, se você quer saber quais são os principais tipos de empreendedorismo, continue a leitura!
Afinal, o que é empreendedorismo?
De maneira simplificada, Giovani Dadalt Crespani nos explica que empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, e a partir desses dois pontos, criar soluções que fazem sentido para seu público alvo. Sendo assim, se trata de investir em recursos que tenham algum retorno positivo para a sociedade, tornando-se um agente de transformações.
Vale a pena ser empreendedor no Brasil?
Segundo Giovani Dadalt Crespani, o Brasil apresenta grande potencial de empreendedorismo. Atualmente, temos 53,4 milhões de brasileiros que se dedicam ao seu próprio negócio. Por esse motivo, muitas pessoas têm deixado seus empregos formais e se aventurado na busca por investimentos para o seu próprio negócio. Se você está considerando essa ideia, entender um pouco mais sobre as possibilidades, pode ser interessante.
Principais tipos de empreendedorismo
Como dito anteriormente, se você está pensando em se tornar um empreendedor, mas ainda não sabe qual caminho seguir, entender quais são os principais tipos de empreendedorismo pode te ajudar a clarear suas ideias. Giovani Dadalt Crespani acredita que o primeiro passo para o sucesso, é entender qual é o melhor caminho para te levar até lá. Então, leia a lista com os três principais tipos de empreendedorismo, logo abaixo!
- Empreendedorismo Individual
Em primeiro lugar, temos o empreendedorismo individual, e um dos mais famosos no Brasil. De acordo com Giovani Dadalt Crespani, nessa categoria o profissional empreende por conta própria no mercado nacional. Sendo assim, existem duas maneiras de tornar isso possível: tirando um MEI (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
- Empreendedorismo Corporativo
Giovani Dadalt Crespani explica que quando muitos empreendedores individuais se unem para criar um modelo de negócios, estamos de frente a uma atuação empreendedora diferente: o empreendedorismo corporativo. Na prática, essa modalidade consiste no apoio mútuo de vários profissionais para que, juntos, possam alcançar melhores oportunidades para desenvolver seu negócio.
- Empreendedorismo de Franquias
Em terceiro lugar, temos o empreendedorismo de franquias. Giovani Dadalt Crespani nos conta que investir em uma franquia é vantajoso pois você estará empreendendo em um modelo de negócio que já foi testado e que já faz sucesso, isso sem contar o apoio de uma empresa que possui um importante know-how para facilitar todo esse processo. Por esse motivo, esse é um dos tipos de empreendedorismo mais fáceis.
Como você pode perceber, existem diferentes opções para você que deseja se tornar um empreendedor. Estude cada uma delas e escolha aquela que mais se encaixa com o seu perfil e comece seus investimentos!