Noticias

Sabia que o nosso querido samba já foi motivo de apreensão no Brasil?

Dr. Francisco de Assis e Silva JBS
Dr. Francisco de Assis e Silva JBS

Para o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, a cultura brasileira, ainda que seja motivo de orgulho mundo afora, nem sempre recebeu os devidos prestígios e reconhecimentos, sabia? Isso porque, há alguns anos, diversas formas de arte e diversão foram totalmente repreendidas pelas autoridades. E para os que ainda não sabem, existe um estilo musical que foi um dos mais perseguidos no país, e que até chegou a ser considerado crime. Tem ideia sobre qual estamos nos referindo?

 

Por incrível que pareça, foi o nosso samba! Ficou curioso para compreender mais sobre o assunto e os motivos que levaram à desaprovação da música? Então não perca mais tempo e leia este artigo, pois aqui explicaremos como foi a trajetória desse estilo musical tão querido e ouvido até os dias de hoje, que, infelizmente, já foi considerado um crime. 

 

Sobre o samba

 

Conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, no início do século XX, a região do Rio de Janeiro concentrava uma boa parte de pessoas de origem africana. Lá, era comum a prática da capoeira, e também da formação de músicas tocadas por instrumentos de maior impacto, como o pandeiro e o berimbau. Com o passar do tempo, as músicas de batuque seguiram uma sequência maior, se transformando, portanto, no samba, o famoso samba carioca.

 

O samba e o crime

 

E como você deve imaginar, assim como a capoeira já foi considerada uma prática totalmente marginalizada e repreendida pelas autoridades da época, com o samba não foi muito diferente. Isso tudo pois eles eram praticados pelas pessoas do continente africano, ou seja, havia muito preconceito acerca dos que estavam no meio de cada apresentação da dança e da música. Além, é claro, da letra que descrevia as injustiças a que a maioria do povo era submetido.

 

E durante muito tempo, os sambistas foram presos — tendo um prazo médio de 30 dias —, e até mesmo tiveram os seus instrumentos apreendidos, por ordem do governo, pois para eles, tudo isso era enxergado como forma de vagabundagem nas ruas. Dá para acreditar? Ainda assim, conforme explica o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, foi possível reverter essa situação de injustiça e fazer com que o gênero musical fosse visto como algo legal após a fuga para o carnaval.

 

A fuga para o carnaval

 

Com o passar do tempo, algumas pessoas tiveram a ideia de tocar o samba, principalmente durante o período de carnaval, tendo em vista que esse evento não era proibido aqui no Brasil. Logo, uma imensidão de pessoas e de artistas se uniram para transformar o gênero em algo totalmente comum em uma das festividades mais conhecidas.

 

O samba nos dias atuais

 

Como você pôde perceber, esse gênero musical, que hoje cantamos com a maior alegria e disposição, nem sempre teve toda essa autorização. De qualquer modo, conforme comenta o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, é bom reconhecer que, assim como o samba, outros pontos da nossa cultura foram motivos de resistência, até se tornarem o principal marco do povo brasileiro. Mas e você, já escutou um sambinha hoje?

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Noticias